02 abril 2009

toyphotos









Quintal Biológico, Rua do Breyner, Praça Carlos Alberto, Rua Miguel Bombarda
Março 2009



E estas foram as primeiras fotografias, que se aproveitaram (mais ou menos...), tiradas com a moribunda toycamera. Confesso que uma ou outra deram-me vontade de fazer ajustes (principalmente a última), até porque fiquei com dúvidas quanto à digitalização feita, porém isso não seria ser fiel à ideologia da coisa. E eu sou uma pessoa muito fiel. De qualquer maneira sinto que preciso desaprender e reaprender. E com isso sinto que poderei crescer. Ou então levar-me à bancarrota! (sim, que agora também ando com uma Canon T70 que me deram há uns tempos...e já penso em comprar uma Smena 8M...meu querido amigo Babo, tu levas-me à desgraça!!!)

31 março 2009

My ToyCamera

Rua Miguel Bombarda, Porto
Hoje



Há cerca de um ano e tal atrás uma pessoa minha amiga, com quase o dobro da minha idade, sabendo da minha paixão pela fotografia, decidiu ofertar-me uma das suas velhinhas máquinas fotográficas que guardava como recordação. Eu, na minha santíssima ignorância de quem não percebia um corno acerca das mesmas, decidi escolher, entre duas, a que me parecia estar em melhor estado, conquanto tivesse sérias dúvidas de que estivesse funcional. Levei-a, inclusive, uns poucos meses depois, a uma loja de fotografia menos convencional onde, para minha desilusão, me diagnosticaram a morte da mesma sem direito a ressurreição.
Eis se não quando, há uma semana, me cruzo na rua com um amigo completamente adicto na lomografia detentor que uma colecção já invejável de pequenas máquinas, para as quais eu olho, como ele mesmo diz, com um ar sorridentemente guloso (e que lhe garante igualmente um possível assalto à mão armada ou um arrombamento da casa). Falamos, para não variar, de fotografia, ou melhor, de lomografia, quando surge na conversa o relançamento da Diana e, na sequência, eu refiro a minha inútil peça de museu (que não é mais do que um clone da antiga Diana). Sendo ele bem mais maluco do que eu, logo me pede para lhe mostrar a dita oferecendo-se para lhe prestar os curativos necessários de modo a voltar a pô-la funcional. E é assim que, depois de partida e colada e com remedeios engenhosos e experimentada pelo perito, eu volto a ter nas mãos a minha querida peça de museu cheia de história. A minha primeira toycamera. É certo que não está a 100% e que qualquer dia bate as botas de vez, mas até lá vou divertir-me com os rolos que ele tão gentilmente me ofereceu e com os que eu ainda puder comprar e ela aguentar. Depois pensamos noutra que isto é viciante. A ti, meu querido cirurgião de toycameras, o meu muito obrigada. Ou não, que esta brincadeira é bem capaz de me sair cara! Principalmente se tivermos em conta que me esqueço frequentemente que isto não é uma reflex, e que o que eu vejo no visor não corresponde completamente à imagem fotografada, que me esqueço de ajustar a distância focal ou de andar com o filme para a frente. É que as duplas exposições podem ser engraçadas mas não exageremos! Ou seja, este primeiro rolo deve estar uma belíssima merda! Mas não deixo de gostar de ti minha bannerzinha!

26 março 2009

evilcat

Hamburgo
Junho 2008



Também poderia ser o Tiki Kat nos seus momentos de pura demência, conquanto traje um semblante bem mais assustador...para mim, que já sei o que a casa gasta e o que lá vem!

25 março 2009

Laziness

Hamburgo
Junho 2008



Ou então é prostituição. Ou apenas preguiça, pecado capital do qual padeço sem direito a perdão. E andamos assim para o preguiçosas. E sem imaginação. E sem vontades. Vá, há sempre energia para comer e beber e divertir-me. Vá. E para dormir. E para não fazer nada. Vá. Agora vou ali curar-me. Ou não.

08 março 2009

Just chillin'

Bar Praça, Porto
Fevereiro 2009


O que eu gosto de começar a noite a jantar com umas pessoas, a meio da noite ir ter com outras, acabar a tomar o pequeno-almoço com outras completamente diferentes, e voltar para casa com o sol já alto. Nem o facto de ter ficado com os meus adorados ténis go-go barbie completamente cagados, e de me ter visto obrigada a lançá-los para dentro da máquina de lavar roupa como último reduto possível, me consegue tirar a boa disposição. Agora com vossa licença vou ali tomar banho que me sinto imunda (sim, quando cheguei a casa só consegui mesmo despir-me a aterrar na cama como um peso morto), e vou aproveitar os últimos raios de sol na companhia de algo que se coma e que se leia. E que se oiça. Fiquem bem.

18 fevereiro 2009

[un]Stab my Heart

Barcelona
Junho 2007



Parece que esta semana está oficialmente nomeada a semana dos corações, evento a não se repetir na vida deste blog (e vai daí....). Como tal, aqui vai mais um coraçãozinho, a ver se acabo com o stock. Passar bem meus filhos.

17 fevereiro 2009

lovelevator

Barcelona
Julho 2007


Difusor


e sem querer - sim, porque não escolhi uma foto por essa mesma razão - consegui publicar mais um coraçãozinho! fantástico! ou não.

13 fevereiro 2009

Waiting for the Night



Jardins do Palácio de Cristal, Porto
Hoje


Foi tão bom aproveitar o fim da amena tarde na esplanada na companhia de amigos. Foi tão bom mimar-me com aquele casaco que eu andava a namorar e à espera que o preço baixasse ainda mais (sim, porque precisar não precisava). Foi tão bom voltar aos Jardins do Palácio de Cristal (que saudade! que emoção!). Foi tão bom voltar a pegar na máquina e disparar disparar disparar como se não houvesse amanhã (vá lá que algumas ainda se aproveitam). Foi tão bom chegar a casa e ver as fotos e escolhê-las e trabalhá-las. Foi tão bom tão bom tão bom que hoje até música vos dou! Ah! Vida boa!


10 fevereiro 2009

Retrato em 6 (ou mais)

Planeta Alienado
Setembro 2008


Parece que me desafiaram a relatar 6 factos aleatórios acerca da minha pessoa, porém, como sou do contra (e aqui está um facto incontornável), coíbo-me de especificar regras ou passar o dito desafio a quem quer que seja. Ora bem, então vejamos:

- só aprendi a andar de bicicleta aos 32 anos
- não sei viver sem chocolate; para dizer a verdade acho que sou viciada em açúcar...
- sou completamente viciada em picante; sou capaz de comer achar de manga às colheradas, batatas fritas com molho picante, pickles de malagueta verde com bolachas de água e sal e manteiga, e cozinho quase tudo com piripiri (ou com pimenta, quando assim fica melhor)
- gosto de dormir completamente nua, embora pense inúmeras vezes antes de me deitar que a acontecer uma qualquer catástrofe é capaz de tal facto ser um bocadinho constrangedor
- mais do que ter um filho do meu próprio sangue gostaria de adoptar uma criança mais velha (por volta de 8 anos) e de outra raça
- tenho esta idiossincrasia de combinar as meias e as cuecas, e a restante roupa, consoante as cores
- nunca me levanto quando o despertador toca a primeira vez (olha, e já vão sete)

e podia continuar por aí adiante mas dói-me as costas, morro de sono e ainda tenho que ir tomar banho que já não se aguenta com o cheiro!

08 fevereiro 2009

Sunday Morning

Hamburgo
Junho 2008



or should I say afternoon? - por acaso não estou de olhos trocados nem com a sensação de ter saído de uma máquina de lavar roupa em centrifugação máxima. apenas aquela moleza boa depois da agitação....hmmmm, coisa boa!

04 fevereiro 2009

Pleasure, little treasure

Hamburgo
Junho 2008



façam o favor de clicar na foto que ela não se está a ver bem em pequeno e falta-me a paciência para ir buscar outra...

29 janeiro 2009

The one and only


Home Sweet Home
Fevereiro 2006


É um paneleiro de um gordo mimado e mal-educado (mea culpa!) mas é o meu gato lindo, a minha botija de água quente no inverno, os meus braços martirizados, o meu acordar de manhã a pedir comida. É único e no entanto podia ser confundido com tantos outros gatos (mesmo no bater mal de todo!). E o universo por vezes consegue presentear-nos com coincidências de espantar e um tanto ao quanto macabras. Ou como diria repetidamente a minha mulatona, que eu adivinhava de queixo caído de estupefacção do outro lado da linha telefónica: isso é muito mórbido! É! Mas não deixa de ter piada.

28 janeiro 2009

Saudades de viajar

Madrid
Julho 2007
(debaixo de um calor insuportável!)



...de ir à descoberta e conhecer novos lugares, de passear sem destino pelas ruas, de sentir novos ares e vivências, e fotografar como se não houvesse amanhã. quando a isto podemos juntar o prazer de estar com pessoas diferentes (ou com quem usualmente não costumamos estar) que nos dão a sua carinhosa hospitalidade e amigavelmente nos guiam, a experiência ainda se torna mais gratificante e enriquecedora. deve ser das poucas coisas para as quais lamento não ter mais dinheiro. mas não muito que esta vida não é feita de lamentos. (actualmente o problema é mais quando ir e onde ir...)


*foto by Des

27 janeiro 2009

Music is our special friend

Barcelona
Junho 2007


Ou como eu não sei viver sem música. Como me sinto completamente estranha quando me esqueço do ipod ou este fica sem bateria. Ou como ter tráfego ilimitado e uma ligação à internet que funciona bastante bem me vai deixar maluquinha e sem tempo para ouvir tudo que há de novo. E agora vou é nanar que se faz tarde. Não que isto vos interesse para alguma coisa. Mas também não vos perguntei nada.