31 março 2009

My ToyCamera

Rua Miguel Bombarda, Porto
Hoje



Há cerca de um ano e tal atrás uma pessoa minha amiga, com quase o dobro da minha idade, sabendo da minha paixão pela fotografia, decidiu ofertar-me uma das suas velhinhas máquinas fotográficas que guardava como recordação. Eu, na minha santíssima ignorância de quem não percebia um corno acerca das mesmas, decidi escolher, entre duas, a que me parecia estar em melhor estado, conquanto tivesse sérias dúvidas de que estivesse funcional. Levei-a, inclusive, uns poucos meses depois, a uma loja de fotografia menos convencional onde, para minha desilusão, me diagnosticaram a morte da mesma sem direito a ressurreição.
Eis se não quando, há uma semana, me cruzo na rua com um amigo completamente adicto na lomografia detentor que uma colecção já invejável de pequenas máquinas, para as quais eu olho, como ele mesmo diz, com um ar sorridentemente guloso (e que lhe garante igualmente um possível assalto à mão armada ou um arrombamento da casa). Falamos, para não variar, de fotografia, ou melhor, de lomografia, quando surge na conversa o relançamento da Diana e, na sequência, eu refiro a minha inútil peça de museu (que não é mais do que um clone da antiga Diana). Sendo ele bem mais maluco do que eu, logo me pede para lhe mostrar a dita oferecendo-se para lhe prestar os curativos necessários de modo a voltar a pô-la funcional. E é assim que, depois de partida e colada e com remedeios engenhosos e experimentada pelo perito, eu volto a ter nas mãos a minha querida peça de museu cheia de história. A minha primeira toycamera. É certo que não está a 100% e que qualquer dia bate as botas de vez, mas até lá vou divertir-me com os rolos que ele tão gentilmente me ofereceu e com os que eu ainda puder comprar e ela aguentar. Depois pensamos noutra que isto é viciante. A ti, meu querido cirurgião de toycameras, o meu muito obrigada. Ou não, que esta brincadeira é bem capaz de me sair cara! Principalmente se tivermos em conta que me esqueço frequentemente que isto não é uma reflex, e que o que eu vejo no visor não corresponde completamente à imagem fotografada, que me esqueço de ajustar a distância focal ou de andar com o filme para a frente. É que as duplas exposições podem ser engraçadas mas não exageremos! Ou seja, este primeiro rolo deve estar uma belíssima merda! Mas não deixo de gostar de ti minha bannerzinha!

10 comentários:

zamotanaiv disse...

Vivam as duplas exposições!

K disse...

Viva! Pois, viva. Mas quando minimamente pensadas ou quando em principio ficarão bem!

crème fraîche disse...

ahahah com toy cameras o lema é DON'T THINK, JUST SHOOT!

as melhores double exposures q tirei com a holga foram 'sem querer'


=)

K disse...

Pois, eu sei que assim é. Mas as que me aconteceram não me parecem que vão correr assim tão bem. Nem as propositadas sei se me vão correr bem! ;p

spritof disse...

Fabulástico!
Não pensews na foto...
...se é diversão, siga!

Mas atenção, se estás habituada a usar digital, cuidado com o disparador, ou sai-te mesmo do bolso... a menos que sejas tu a revelar os filmes...
:D

spritof disse...

Não sei como vim aqui parar, mas gostei do tropeço que me fez descobrir este teu blog.

Voltarei...

Vitor disse...

Depois de ler a história, te garanto que me rolou uma lágrima pela cara abaixo.
Fui fechar a janela... acho que estou a chocar uma gripe!

K disse...

Spritof, a revelação em si não é muito dispendiosa. A digitalização e/ou impressão é que é pior...a ver se arranjo alguém com um scanner...porque rolo+revelação+digitalização é realmente coisa para me esvaziar os bolsos!!
O mais provável é teres chegado aqui através do Lontrices. Mas fico feliz que tenhas gostado. Volta sempre!


Vitinho, amore mio, vê lá se não estás a confundir a cara pela nádega e isso não é uma diarreia!

franksy! disse...

espectacular!!! A ressureição da máquina!!! :)

K disse...

Sim Franksy! É daquelas coisas inesperadas que sabem mesmo bem. E mesmo que não a use muito sabê-la operacional é sempre bom!


(Mas ninguém deu conta que eu escrevi fecho em vez de vejo?!? Maldita dislexia!!!)